Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

9 dicas para aumentar a segurança do seu computador e dos seus dados


No post anterior mostrei 11 dicas que aumentam a segurança da sua carteira bitcoin mas proteger somente a carteira não basta, por isso siga as 9 dicas abaixo e também proteja o seu computador e seus dados.


1 - Use um sistema operacional Linux



Sistemas baseados em Linux são seguros, gratuitos, muito mais leves que Windows e, dependendo da distribuição, muito mais fáceis e rápidos quando comparados ao Windows. Uso e recomendo o Ubuntu por ser extremamente fácil de usar e ser uma distribuição já consolidada.
As distribuições mais sólidas são Ubuntu, Mint e Debian.

2 - Use uma instalação limpa para acessar sua carteira e internet banking
Use uma instalação limpa de Linux ou Windows (sempre original) para acessar sua carteira, fazer transações e acessar exchanges. Lembre-se que quanto menos programas instalados menos são as brechas de segurança.

3 - Mantenha seus programas sempre atualizados
Fundamental para quem usa Windows.

4 - Esqueça programas piratas



Jamais use programas ou Windows pirata. Muitos cracks contém vírus ou brechas de segurança que podem ser usados para hackear seu computador.

5 - Tape sua webcam



Faça como Mark Zuckerberg e tape agora mesmo sua webcam. É uma medida a mais de segurança que evita que hackers tenham acesso a suas imagens.

6 - Encripte seu disco
Ao encriptar o disco as informações ficam inacessíveis em caso de roubo do seu computador. Um aviso para quem usa Windows: a criptografia de disco (Bitlocker) só está disponível para versões profissionais do Windows.

7 - Mantenha um backup em HD externo ou Pen Drive (criptografados)



Tenha sempre pelo menos um backup dos seus dados mais importantes. Caso use um Pen Drive, opte por modelos com criptografia por hardware (existem modelos da Kingston e Sandisk bem em conta).

8 - Use um bom antivírus
Evite softwares antivírus de empresas desconhecidas. As mais indicadas são Kaspersky, Avira, Eset, Bitdefender entre outros. Para Linux também existem antivírus mas não é necessário o uso.

9 - Considere comprar um notebook empresarial
Diferentemente dos modelos domésticos (que são praticamente descartáveis) os notebooks empresariais são projetados para durar, são mais seguros e resistentes (feitos para não dar dor de cabeça).
Alguns diferenciais: leitor de impressões digitais, recursos de criptografia, já vem com versões profissionais do Windows, recursos de segurança específicos, suporte técnico diferenciado, etc.
Algumas linhas de notebooks empresariais: Lattitude (Dell), ProBook (HP), TravelMate (Acer) entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...